A OPINIÃO deve ser uma mistura de Posicionamento e de Questionamento.
Ao expor seu Posicionamento, existe um pacto com a sua própria formação. Se sua Opinião não tem nada a ver com o que você é (aquilo que pratica), ela é uma mentira.
Se você cometeu uma série de erros e eles te ensinaram um caminho MENOS EQUIVOCADO, no momento de sua Opinião, você estará apoiado no passado, sem estar praticando as mesmas ações. A isto chamamos EXPERIÊNCIA.
A abertura ao Questionamento abre possibilidades para escolher caminhos ainda MENOS EQUIVOCADOS. A isto chamamos SABEDORIA. A Sabedoria não é a enumeração de uma série de ERROS, mas sim um pedido de ajuda, para, daí em diante, NÃO COMETER TANTOS ERROS.
Jesus, o Mestre, utilizava este método.
O Contra
Ser simplesmente Contra algo, só para fazer oposição, não é ter Opinião; é apenas querer ESTAR CERTO APOIADO NA OPINIÃO DO OUTRO. Inverter é fácil, basta usar o Espelho.
Segundo Mortimer J. Adler, ao ler um livro ou apreciar os argumentos em geral, você precisa, no momento em que lê pela primeira vez, concordar com o autor, pois só assim vai compreender a coerência do argumento exposto com as demais opiniões laterais que ele dá a respeito do assunto. Só deste modo você entende a ligação Opinião e Opinador. Se uma Opinião não dá pistas sobre aquele que a emitiu, vai ser difícil compreender o motivo porque foi dada aquela Opinião, e pouco vai se poder dizer sobre a real natureza da mesma.
A base
Baseado na EXPERIÊNCIA, só devemos emitir Opiniões após muito estudo. Jovens ou Inexperientes ou Mentirosos ou Falastrões são rápidos para Opinar, e lentos para Concluir.
Conclusão
Como é bom ficar mais velho.