sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Certificando que um texto está bem escrito - A boa redação

Os textos representativos de uma língua são como construções que mostram a riqueza dos materiais que o compõem e demonstram inteligência no uso de cada um.

Construções para morar e construções textuais

Falemos então das construções (edificações) como casas e prédios. Existem materiais que são combinados para formar as suas paredes, como TIJOLOS e CIMENTO. Sobre eles é colocada a MASSA CORRIDA e a TINTA.

Os textos são bem parecidos. Os Tijolos são as palavras mais determinantes, como os Substantivos e Verbos. O Cimento são os diversos conectores, como Preposições, Conjunções e congêneres. A massa corrida são os Adjuntos e Advérbios, e a Tinta são os Adjetivos. De uma forma geral a semelhança se dá desta forma.

E assim como uma casa, que tem um mínimo de paredes, e cada parede tem muitos tijolos, para proporcionar a altura de pessoas de tamanho médio, mais uma altura de tolerância, um texto bem escrito tem (1) frases grandes, porém compreensíveis, (2) sem muitos adjetivos (pois uma casa com paredes pintadas de muitas cores desagrada aos olhos), (3) revelando uma sequência de fatos ou uma sequência de características e (4) apresentando metáforas, que incrementam o raciocínio e ajudam a fazer a comparação entre os diversos tipos de contexto do mundo real..

O excesso de adjetivos, em um texto, pode esconder a intenção de disfarçar a falta de conteúdo e de sequência.

Além disso, as frases não devem ter repetições, salvo quando extremamente necessárias. Para evitar a repetição deve-se dominar os pronomes demonstrativos (este, esse, aquele, esta, essa, aquela, etc). Repetições desnecessárias denotam infantilidade de quem escreve.

As sequências do mundo real

As sequências do mundo real são simples, e muito bem conhecidas (talvez por isto sejam ignoradas):


Parece óbvio, mas estas sequências lógicas, naturais, bem conhecidas como Universais, foram esquecidas, e teses aparecem, a todo momento na Internet e nas conversas do dia a dia, que desrespeitam flagrantemente estes Princípios Básicos.

A segunda sequência deixa de existir, quando se constata, por exemplo que "brasileiro não tem memória". O que é a memória ? A memória, neste modelo, é representada pelo retângulo à esquerda do segundo princípio: "PASSADO". Hoje, no Brasil, as pessoas facilmente se esquecem daquilo que aconteceu, ligado ao fato em análise.

Os Fatos

Quanto aos fatos, também existe um Princípio Básico contrariado a todo momento, naquilo em que vemos escrito e publicado na Internet ou em telejornai:

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A figura representa aquilo que é tão conhecido como CONTEXTO, e que também parece que foi esquecido quando as pessoas falam e escrevem. Lemos textos e notícias que deixam interrogações, prejudicando a percepção clara dos Fatos.

O que um texto bem escrito revela sobre a mente de quem escreve

Os apressados logo diriam que um texto bem escrito revela ORGANIZAÇÃO. Por detrás desta palavra se esconde um princípio fundamental do Universo: a ORDEM. E no que consiste a Ordem nos textos ? A Ordem consiste na obediência às "Sequências do Mundo Real" apresentadas acima.

Já repararam como muitos jovens ficam irritados com histórias escritas e filmes em que o desenrolar da ação vai e volta no tempo ? As pessoas com uma maturidade de leitura não se importam com isto, pois conseguem, pela percepção de Causas e Consequências, cadeias de efeitos sequenciais, saber em que tempo está se desenrolando a ação.

E o que estas observações que fizemos revelam sobre A MENTE DE QUEM ESCREVEU ?

Escrever desta forma, ou seja, obedecendo as "Sequências do mundo real", revela que o escritor sabe construir mentalmente um ESPAÇO FÍSICO-TEMPORAL com cadeias de CAUSA e CONSEQUÊNCIA coerentes. E mais, o reconhecimento destas cadeias revela uma mente investigativa, madura, que sabe distinguir quais CAUSAS geram quais CONSEQUÊNCIAS, ou seja, ela conhece as regras do mundo em que vive.

Desta forma, quem ler, COM ATENÇÃO, o texto escrito saberá refazer os contextos que o escritor viu e descreveu ou imaginou, tendo prazer na leitura. Os "deficientes cognitivos", mesmo diante de um texto bem escrito, falham na reconstrução do cenário que o escritor imaginou.

Se você lê um texto e, em sua mente, se formar um cenário que vai sendo preenchido com as entidades que o autor foi enumerando em sua narrativa, e a ação liga estas entidades de forma coerente, provavelmente o texto lido foi bem escrito. E se esta característica se repetir na maior parte dos textos deste autor, ele é, provavelmente, um bom autor.

Conclusão

Um texto bem escrito é simplesmente uma peça literária que obedeça princípios básicos utilizados para o raciocínio, com fatos concatenados que obedecem à ordem temporal de causa e efeito.











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