segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Espaço / Tempo - Básico I

Uma das dificuldades básicas que atingem o ser humano, desde o fundamental até o superior, é a sua baixa capacidade de representar certas verdades na forma gráfica.

Vou apresentar um exemplo simples: a representação da semana na forma dos seus dias, verdade próxima de todos nós.

Veja a seguir:



Olhando o resultado, corro o risco de ser chamado de óbvio. No entanto, perguntando a várias pessoas como imaginam a semana na sua mente, de poucas obtive uma resposta. A maior parte não sabia explicar.

Isto decorre de nossa educação pobre no sentido de representar o espaço/tempo. Aqui pegamos o TEMPO (dias da semana) e o representamos no ESPAÇO (uma tabela).

Aliás, a tabela é um dos meios mais eficazes de representação do espaço, fato corroborado pela aceitação do uso das planilhas eletrônicas.

Alguém lembraria de dizer: "Mas é tão simples e até o calendário já foi inventado e demonstra o tempo em dias de forma muito bem feita". O "se lembraria" já expressa como as pessoas ignoram ou se esquecem dos calendários pregados nas paredes, pois não olham para ele com atenção. No entanto, eles não dão a ideía de distância, por obedecerem ao princípio de dias debaixo dos outros em correspondência do dia da semana. Na verdade o tempo não é assim, e ouso dizer que alguns dias são mais longos que os outros, como as segundas-feiras são longas, e os sábados e domingos curtos, pois nossa intenção também é metaforizar as verdades, e o TEMPO é uma delas.

Outra aplicação do princípio gráfico está nos problemas dados às crianças, onde em determinado dia alguém gasta um tanto, no segundo dia gasta mais um tanto, e no terceiro mais um pouco. Então se pergunta quanto falta para completar um total. É do que trataremos no próximo POST.

Nenhum comentário: