sexta-feira, 8 de abril de 2011

Planejando um Clipping - I

A neurose no armazenamento de informações está aumentando os custos de sistemas de Clipping (coleta de informações do ramo de atuação). O cliente deste serviço acha muito sábio pedir, além do título, veículo jornalístico, resumo e palavras chave, o famigerado, trabalhoso e, por vezes inútil, OCR.

Ter a notícia inteira, sendo que a informação já foi classificada, lida, resumida e bem tipificada, é como só servir uma taça de vinho e precisar manter a garrafa na mesa, mesmo se sabendo que não beberá nenhuma outra a mais. E como eliminar o conteúdo todo ?

Desde bem novos somos ensinados a fazer resumos, cuja operação mental é a síntese. As pessoas estão perdendo esta capacidade, porque lêem pouco, e na Internet a notícia já vem bem resumida, para uma geração ansiosa, apressada e preguiçosa. São os ignorantes verticais: sabem quase nada sobre tudo, o que redunda em "próximos da ignorância".

Ora, se só se lê os resumos, para que o OCR da notícia integral ? Porque a operação de OCR justifica os altos custos. É difícil justificar alto custo para um resumo, apesar de ser uma operação altamente especializada. Para tal procedimento, quem "clipa" a notícia deve conhecer aquele ramo de atuação no qual ela está inserida. OCR vende scanner de preços entre R$ 2.500 a R$ 11.000 ou mais.

Para um bom Clipping, coloque no Termo de Referência a exigência de um técnico do ramo desejado para seleção e resumo das notícias, bem como a inserção das palavras-chaves corretas.

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