sábado, 7 de julho de 2012

Interpretação de textos e as operações básicas do raciocínio

A interpretação de textos usa as três operações básicas do raciocínio.

Através da operação de Análise, separa-se as partes do texto, tanto no sentido temporal ( introdução, corpo e conclusão ), quanto no sentido de sua constituição (descoberta de tipos envolvidos).

Através da comparação, podemos confrontar o texto com outros contextos, e entender os motivos que levaram o narrador a utilizar as expressões e eventos que compõem o texto. Estes outros contextos podem ser temporais ou "localizacionais". Os temporais poderiam ser outras épocas, ou seja, se estamos analisando o tratamento da informação hoje, de natureza digital, podemos fazer comparações com o método de formulários em papel utilizado até a poucas décadas. Os localizacionais poderiam comparar como uma informação é tratada em nossa empresa em relação a outras.

A comparação, no entanto, principalmente hoje, época em que não se cria, mas se copia, pode se revelar inócua. Ela deve ir mais além do que contextos de local, avançar em terrenos multidisciplinares. Como vem a ser isto ?

Não tem complicação. Podemos procurar soluções para um problema de física na filosofia, na geografia, na química, na administração e etc. Sim, não pense que estamos loucos, afinal Nobel achou a solução para a manutenção da estabilidade da dinamite na Bíblia. A solução para o movimento dos veículos veio dos princípios dos explosivos, razão pela qual o motor dos carros é conhecido como "motor à explosão".

A veia filosófica

Esta geração não filosofa sobre os assuntos e problemas. As pessoas vão ao Google para ver se acham uma solução utilizada em outro lugar, ao invés de procurar no seu conhecimento interior, na sua formação acadêmica, os princípios básicos daquilo a que está dedicado a fazer. A preguiça dominou as pessoas, e elas querem as soluções prontas e rápidas, acabando por cometer os mesmos erros que os outros pesquisadores vão cometer.

E nos textos ...

Da mesma forma, na interpretação dos textos, devemos nos colocar no lugar dos personagens, tentar adivinhar o que eles pensam ou pensariam na situação em que estão, para encontrar as explicações para o seu comportamento. Compreendendo o seu comportamento, entende-se as razões de suas ações e a interação com os outros personagens, proporcionando a melhor análise e interpretação do texto.

Também seria muito bom saber como foi a vida do autor, que influências recebeu e os seus intuitos como escritor, como saber se ele escreve por amor, por profissão, se quer agradar um grupo e combater um outro, ou se é imparcial, etc.

Para se chegar à correta interpretação dos textos, é preciso ler muito, principalmente psicologia, pois desta ciência é que saem os princípios para o comportamento do ser humano.


Nenhum comentário: