sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mapas Mentais como ferramenta de auxílio à Gestão do Conhecimento

Em nosso tempo tem se procurado estabelecer os fluxos dos processos das grandes corporações como forma de não perder o Conhecimento que está na cabeça dos experts das diversas áreas.

Ao abordar processos, podemos nos deixar enganar pela crença de que eles são os apropriados para a atividade fim das empresas. O mais importante no Conhecimento empresarial é compreender as idéias envolvidas, e não tentar descrever o Sistema Empresarial pelos seus processos. Isto é inexato.

Os mapas mentais

Os mapas mentais abordam a cadeia e as relações entre as idéias derivadas em primeiro, segundo e nº grau em relação à ideia principal do Negócio em Questão. Não é preciso explicitar cada ideia de forma muito precisa em relação à ideia principal. É como uma referência apenas, com anotações. Várias pessoas farão vários tipos de ligações entre as idéias. Uns entrarão em detalhes em uma determinada direção do assunto, mas todos os mapas mentais são válidos.


A partir de um mapa como este, podem surgir novas versões, à medida em que são colocadas novas ideias relacionadas à ideia central. Pode-se dar coeficientes de relacionamento decrescentes, à medida en que uma  ideia se afasta da central.

Pode-se também descobrir que o assunto está inserido em algo maior:


Se você está escrevendo uma tese, seu orientador pode lhe pedir para falar também sobre o contexto em que seu assunto está inserido.

Conclusão

Os mapas mentais são ferramentas de exploração da organização do conhecimento, e são a porta de entrada para planejar a sua Gestão.

Nenhum comentário: