Estávamos discutindo os instintos dos animais, herança genética e evolução.
Em dado momento vimos na obra de Joseph Campbell (As máscara de Deus) justamente a discussão sobre os "sinais" já presentes na natureza para os quais os animais estão prontos.
Um deles é o da presença da águia e predadores alados de sua família, como o falcão, o abutre e etc.
Os pequenos animais terrestres e os pequenos pássaros alados, em seu primeiro contato com aqueles mencionados, já reagem com alvoroço e preparam a sua fuga. Mas este sinal parece algo inato. Experimente abrir um guarda-chuva, de preferência escuro, perto da gaiola de um passarinho. Ele logo começa a bater as asas e a ficar desorientado, mesmo dentro da gaiola, que o guarda, segundo nosso raciocínio, de todos os perigos.
Qual é a explicação para isto ?
Os naturalistas dizem que esta é uma informação guardada a milhões de anos no código genético, e passada de pai para filho pela evolução. Vamos supor que o primeiro pássaro nunca tivesse experimentado esta situação. A informação estaria guardada, mesmo assim em seu código genético ?
A explicação está em IMPRESSÃO na forma da linguística dos SINAIS. A experiência do guarda-chuva demonstra bem este fato. Em relação ao tamanho do passarinho, o guarda-chuva aberto é GRANDE.
Na natureza, os filhotes nascem PEQUENOS, e automaticamente se submetem aos GRANDES (os adultos).
A linguagem Simbólica Universal
Um dos conjuntos de palavras mais utilizados pelas crianças é o constituído pelos pares GRANDE e PEQUENO, MAIOR e MENOR, ALTO e BAIXO.
Logo em seus primeiros anos de vida a criança teme o que é GRANDE, o que é ALTO. Isto está muito intrínseco dentro dos conceitos simbólicos que estão em torno dela.
As ideias
Nas histórias infantis temos muito a figura do gigante (GRANDE), que é temido pelo seu tamanho. Ou seja, até a simbologia contida nas fábulas, instrumento para fixar os símbolos na mente dos futuros adultos, induz o indivíduo a fixar este conceito de proporções. O GRANDE pode mais, provoca mais danos. O PEQUENO, nas fábulas, tem que usar a inteligência para vencer o Gigante.
Autoridade
Veja como as noções de Autoridade estão gravadas em nosso dicionário simbólico na forma de proporções e de posição:
A vontade do comandante é MAIOR que a minha.
O Governador está ACIMA de mim.
O Oficial é superior a mim.
Estas são formas de expressão simbólica (metáforas) que ilustram bem a relação entre Autoridade, tamanho e posição. Não precisa dizer mais nada.
Conclusão
A Autoridade e as ideias de risco e dano (caso do passarinho), na língua, são expressas, simbolicamente, por ideias de tamanho e de posição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário