No entanto, na forma em que existiram até hoje, sem uma normatização de relacionamentos por ação ou por relação, ou seja, eles praticamente são diagramas que ligam ideias, eles são muito mais úteis ao autor do que para os seus numerosos leitores.
Por isto, após um estudo de 4 anos sobre diagramas relacionais (apresentados acertadamente como mapas mentais em alguns casos), encontramos uma forma mista, mas bem mais acessível ao entendimento de quem os vê.
Veja um Mapa Mental Multi-Dimensional (MMMD, ou 3MD) do Brasil país:
Este é realmente um Mapa Mental multi-dimensional, em relação à:
- Conceitos e pré-conceitos em relação ao Brasil;
- Dados estatísticos;
- Pré-História do Brasil;
- História do Brasil.
Os mapas mentais até agora, em geral, eram feitos ligando as ideias que iam aparecendo sobre um assunto, sem uma separação clara do escopo de cada grupo de ideias. Sim, se apresentaram muito mais úteis que as descrições e esquemas feitos mais linearmente, mas assemelhavam-se mais a infográficos mais evoluídos do que realmente a mapas mentais verdadeiros.
Da forma colocada agora, pela primeira vez, na Internet, e neste blog, vê-se claramente a inserção das ideias em Escopos, ou CATEGORIAS da disciplina em questão para a IDEIA central tratada.
Tudo o que se viu até hoje em matéria de Mapas Mentais foram diagramas de composição bem livre, mais adaptado ao mercado de softwares que seriam vendidos para compor os Mapas, sem restringir de forma alguma o usuário do que ao real propósito de construir alguma coisa realmente ORGANIZADA.
Conclusão
A ideia antes vendida de Mapa Mental era apenas uma forma de diagramação relacional. O verdadeiro Mapa Mental reflete uma organização multi-dimensional que mantém a coerência dentro de categorias de uma mesma ideia.
Jogue fora todos os seus mapas anteriores, e os refaça utilizando esta lógica.
Em caso de dúvidas, poste nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário