segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Como se define um sistema - III

Vamos analisar uma situação muito comum nas escolas, no horário de educação física.

Lá está o professor da escolinha de futebol com os seus aprendizes na faixa de 8 a 10 anos.

ESPAÇO: a quadra

COLEÇÃO: 12 meninos

AUTORIDADE: Treinador

TEMPO: variável que terá a administração do treinador, para definir cenários e obter resultados.

O treinador tem as seguintes opções:

  1. Fazer 2 times de 6 meninos e iniciar uma partida;
  2. Fazer 4 times de 3 alunos e iniciar duas partidas, cada uma em uma metade do campo;
  3. Fazer 2 times de 5 meninos e deixar dois de fora.

Ele pode então fazer uso do TEMPO, para definir a duração das partidas. Mas na 3a. opção, o TEMPO é usado de uma forma mais importante, pois ele é que definirá a participação dos dois meninos que foram deixados de fora. E na alternância de cenários, o treinador poderá dizer com justiça:

"NINGUÉM DEIXOU DE JOGAR PELO MENOS POR UM TEMPO"

O papel da AUTORIDADE acabou de produzir continuidade de tempo. Observamos isto nas filas de banco, filas de supermercado e assemelhados. Isto será discutido no próximo tópico.

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