Exemplo disto é o trecho de uma reportagem publicada na Revista Mundo Fiat, aliás uma revista excelente, diga-se de passagem:
O Brasil foi o sexto maior produtor de caminhões do mundo em 2008, de acordo com a Olca, organização internacional que compila os dados das montadoras. Com 167,33 mil unidades fabricadas, o país respondeu por 4,66 % da produção mundial, de 3.589,699 caminhões. Em 2007, 0 Brasil havia participado com 4,21% do total.
Agora que você tem lidop mais sobre os campos do raciocínio, de acordo com a tese deste blog, deve ter notado a sobreposição de tempos (2007/2008) e espaços (Brasil/Mundo) provocando em sua mente a clara sensação de comparação.
Assim devem ser os processos de enriqueciimento de raciocínio e de investigação: deve-se comparar uma situação atual com situações anteriores, variando também os locais onde aconteceram ou onde poderiam acontecer.
E finalmente, poder-se-ia tabelar estas verdades da seguinte forma:
ANOS | Produção no Brasil | Produção no Mundo | Percentual sobre o Mundo |
2007 | ??????? | ???????? | 4,21 % |
2008 | 167,33 mil | 3.589.699 | 4,66 % |
Não importa a presença de todos os valores em todos os anos, pois algum (o percentual) serviu de comparação, além do que temos em nossa mente gravadas verdades adicionais, como:
A cada ano a produção aumenta (exceto em anos de crise).
Nesta postagem deixamos claro, então, a comparação sob o apoio da relação espaço/tempo, e a utilidade da tabela como ferramenta desta comparação.
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