domingo, 29 de novembro de 2009

Textos e Sistemas - II

Vamos logo ao assunto, e apontemos os sistemas de um texto.

Para textos que tratam do elemento humano, dois módulos do sistema genérico devem ser explicados:

Sobrevivência

Em se tratando dos humanos, a sobrevivência está ligada à preservação da vida, à comida, à bebida, ao sustento em geral.

Coleção

Em se tratando de um ser suscetível às tentações, devemos considerar o dinheiro (que não é sobrevivência), as obssessões e a busca do poder (que é uma forma, a principal, de obsessão).

Nas causas e nos motivos das ações humanas são estes os módulos principais. O resto é consequência.

Autoridade

Este é o módulo que deve ser o ponto de partida para os motivos e causas. As causas devem sair de ordens, e não de necessidades. Causas, que são as mais comuns nos terrenos humanos, são disparadas devido a necessidades que brotam da mente, nem sempre sadia, e da vontade do TER (coleções). Um sistema sadio tem suas causas exaradas de uma Autoridade.

Mas como esta autoridade está inserida em contexto humano, muitas vezes pode ser movida por um sistema anterior com este mesmo erro: o de ser motivada por necessidades ou obsessões.

Mas qual a real causa

Como temos a sucessão de sistemas que disparam outros sistemas, e o elemento humano, devemos generalizar o disparo inicial como FATO NOVO, ou seja, algo que ultrapasse as razões cotidianas de funcionamento normal dos sistemas, humanos ou não. E geralmente é uma influência externa.

Nenhum comentário: