segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Raciocínio por tabelas - I

Neste ano, ajudando o meu filho de 9 anos, deparei-me com a necessidade de fazê-lo compreender os problemas de matemática sob uma perspectiva mais sólida, e encontrei esta maneira de representar o problema na forma de uma tabela. E obtive bons resultados.

O problema foi o seguinte:

Armando Bloco é um pedreiro muito bom. Ele é capaz de levantar 4 metros de parede por dia. Uns dias, no entanto, ele trabalha até mais, e em outros trabalha menos, infelizmente. Quando está disposto, levanta até 6 metros de extensão de uma parede de tijolos. Quando está cansado ou desanimado, levanta apenas 3 metros de extensão.

Armando pegou um serviço, este de que vamos falar. Começou na segunda-feira. Estava muito disposto, e do mesmo modo na terça. Quarta-feira trabalhou normal. Na quinta e na sexta já estava cansado.

Quantos metros de parede ele levantou de segunda a sexta-feira desta semana ?

Para a cabeça de uma criança, os dias não tem muita sequência. É preciso, em primeiro lugar, mostrar que estes dias estão em uma ordem e, em seguida, mostrar o comportamento do pedreiro ao longo destes dias, um a um, relendo o enunciado. O produto da primeira etapa deverá ser o seguinte:


DiaEstado de
Armando
SegundaDisposto
TerçaDisposto
QuartaNormal
QuintaCansado
SextaCansado

Na segunda etapa vamos mostrando o preenchimento dos metros levantados:

DiaEstado de
Armando
Número
de metros
SegundaDisposto6
TerçaDisposto6
QuartaNormal4
QuintaCansado3
SextaCansado3

E finalmente somamos os números.

Da forma apresentada, mostramos ao aluno claramente a linha do tempo, dentro da semana, que é uma verdade do seu cotidiano. O princípio básico aqui utilizado foi o da Separação. O princípio secundário foi o do Tempo, mas ambos em sincronismo. A mente gosta de situações apresentadas de forma fortemente estruturada e organizada. Problemas até complexos, como o próximo a ser discutido, podem ser resolvidos pelos jovens alunos, desde que compreendam a organização proporcionada pela separação.

Nenhum comentário: