O problema foi o seguinte:
Armando Bloco é um pedreiro muito bom. Ele é capaz de levantar 4 metros de parede por dia. Uns dias, no entanto, ele trabalha até mais, e em outros trabalha menos, infelizmente. Quando está disposto, levanta até 6 metros de extensão de uma parede de tijolos. Quando está cansado ou desanimado, levanta apenas 3 metros de extensão.
Armando pegou um serviço, este de que vamos falar. Começou na segunda-feira. Estava muito disposto, e do mesmo modo na terça. Quarta-feira trabalhou normal. Na quinta e na sexta já estava cansado.
Quantos metros de parede ele levantou de segunda a sexta-feira desta semana ?
Para a cabeça de uma criança, os dias não tem muita sequência. É preciso, em primeiro lugar, mostrar que estes dias estão em uma ordem e, em seguida, mostrar o comportamento do pedreiro ao longo destes dias, um a um, relendo o enunciado. O produto da primeira etapa deverá ser o seguinte:
Dia | Estado de Armando |
---|---|
Segunda | Disposto |
Terça | Disposto |
Quarta | Normal |
Quinta | Cansado |
Sexta | Cansado |
Na segunda etapa vamos mostrando o preenchimento dos metros levantados:
Dia | Estado de Armando | Número de metros |
---|---|---|
Segunda | Disposto | 6 |
Terça | Disposto | 6 |
Quarta | Normal | 4 |
Quinta | Cansado | 3 |
Sexta | Cansado | 3 |
E finalmente somamos os números.
Da forma apresentada, mostramos ao aluno claramente a linha do tempo, dentro da semana, que é uma verdade do seu cotidiano. O princípio básico aqui utilizado foi o da Separação. O princípio secundário foi o do Tempo, mas ambos em sincronismo. A mente gosta de situações apresentadas de forma fortemente estruturada e organizada. Problemas até complexos, como o próximo a ser discutido, podem ser resolvidos pelos jovens alunos, desde que compreendam a organização proporcionada pela separação.
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