terça-feira, 29 de novembro de 2011

Teoria básica de sistemas

Um SISTEMA é um lugar no TEMPO/ESPAÇO sujeito a um conjunto de REGRAS ou LEIS.

Esta é a melhor definição teórica de Sistema, pois abrange sistemas legais, físicos, humanos e geográficos.

Vamos ver se a definição é reflexiva. É verdade que se observarmos um locus (lugar no tempo ou espaço) e certas regras ou leis puderem ser observadas estaremos diante de um SISTEMA ? Sim. É o caso de um sistema solar (nome bem coerente), um sistema escolar, uma empresa, um veículo, e por aí afora.

O que são as Regras e as Leis

As regras e leis nos dão a sensação de que estamos LIMITADOS. Os psicólogos dizem que é preciso impor LIMITES às crianças. As duas afirmações são absolutamente evidenciadoras da propriedade que as regras e as leis tem de estabelecer uma "parede" quase visível sobre o ser humano. Somos seres metafóricos.

Quando não conseguimos detectar regras ou leis para um contexto (ainda não chamamos de sistema pois não conseguimos perceber suas regras ou leis) chamamos a este contexto de CAOS. Por raciocínio inverso, CAOS é um contexto para o qual ainda não conseguimos enunciar regras ou leis.

As Leis como fronteiras ou limites

Uma das dificuldades da definição teórica de Sistemas apresentada logo no início deste artigo é a de ser absorvida pelos cientistas que lidam com os ramos do conhecimento mais relacionados às ciências físicas, matemáticas e biológicas. Para estes ramos, um Sistema possui fronteiras visíveis. Mas não é preciso "gastar muitos caracteres"  para aceitar que as Regras e as Leis limitam os desejos e ações humanas.

Por exemplo, o artigo 5º da Constituição Federal em seu item XI reza que "a casa é asilo inviolável do indivíduo ...". É uma regra que define claramente a fronteira de refúgio do indivíduo na sociedade: a sua casa. Ora, se esta regra estabelece um limite, ela é um limite. Para alguns é difícil entender como é que uma "simples frase" pode estabelecer uma fronteira. Mas falando que ela existe, a regra acaba por ser, ela mesma uma fronteira de um Sistema.

Outro exemplo é o artigo 7º em seu item XIII, que reza sobre a duração da jornada de trabalho não deve exceder 8 horas. Ao estabelecer um intervalo de tempo para a jornada de trabalho, é como se estabelecesse um "cercado" com uma "área" de oito horas, ou seja, uma quantidade de horas LIMITADA. E um limite é uma fronteira. Um limite, mesmo que abstrato, é uma fronteira no contexto concreto.

Como encarar o direito como um limite

O direito do indivíduo é como o número de passos que ele pode andar para frente, para trás, para a direita e para a esquerda, um por vez, ou todos por uma vez.

Quando o artigo 9º da Constituição diz que "é assegurado o direito de greve", os parágrafos 1º e 2º estabelecem LIMITES quanto aos serviços essenciais e os abusos que não são tolerados. Todo direito tem seus LIMITES.

Contratos como Sistemas

É fácil ver que os contratos são sistemas, pois tem uma série de regras. Quais são os limites palpáveis de um contrato. Um deles é o valor. Em um contrato de prestação de serviços, por exemplo, o prestador recebe "no máximo" o valor estipulado e escrito no contrato. Nada mais. Esse é então um dos Limites do Contrato.

Até o tráfico de drogas tem Regras

O tráfico de drogas tem um limite. Os traficantes não invadem o contexto social-local dos clientes. Eles esperam que os clientes venham até eles. E uma regra clara do tráfico é: COMPROU, PAGOU. Não PAGOU, MORRE. São regras que ofendem nosso sistema Constitucional, cujo Código Civil estabelece regras humanas para pagamento. Não existe prisão nem morte por dívida.

Analise mais as leis de nosso país, para aprender mais sobre Regras e Limites. As pessoas não procuram o conhecimento das Leis, daí tantos erros por ignorância acontecerem.

Nenhum comentário: