segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Sistemas e eventos

Neste blog estamos expondo paulatinamente conceitos que vão levar o leitor a uma compreensão sólida de Sistemas, compreensão necessária para se fazer uma excelente Gestão do Conhecimento.

Já abordamos os componentes conceituais dos Sistemas dando alguns exemplos. Falamos do tempo e do espaço e do espaço/tempo em "Como se define um sistema - II", demos um exemplo com um cenário real em "Como se define um sistema - III", mostramos a quase ininteligível relação entre Autoridade, Tempo e Espaço, jamais abordada no tema Sistemas em "Como se define um sistema - IV" e em "Como se define um sistema - V".

Então falamos de processos em "Como se define um sistema - VII - Princípio Fundamental", falando de Entradas e Saídas, saindo de conceitos para a parte prática.

Os Eventos refletem o papel do tempo num Sistema

Não se percebe o andar do TEMPO, pois ele nada mais é que uma abstração. Percebe-se aquilo que ocorre. E registrando as ocorrências, ou eventos, percebemos uma ORDEM (leia Educando a criança - Conceitos de ordem e de tempo).

Nos limites do Sistema, podemos localizar geograficamente os Eventos em sua Fronteira, ou seja, nas linhas que separam o Sistema de suas vizinhanças. A expressão gráfica de tal axioma se dá como mostrado na figura:


Aqui representamos também um subsistema, para mostrar a coerência de herança entre sistemas em cascata. A figura contempla objetivamente sistemas celulares e também se aplica a sistemas de informática. E este é o grande problema da educação convencional das escolas: a falta de associação a símbolos e o não enquadramento dos conteúdos em Sistemas, que vem tornando os alunos "ANALFABETOS SIMBÓLICOS".

Esta representação de Sistema por Eventos é atemporal, mas é sensível aos MOMENTOS em que os eventos ocorrem. Vamos a exemplos práticos. Uma agência de empregos possui 4 guichês. Um somente recebe currículos, outro atende candidatos a empregos no comércio, outro candidatos à indústria e o último candidatos ao setor de serviços. O Evento em cada um ocorre a cada vez que chega uma pessoa diante do atendente do guichê. Os intervalos não são constantes, mas a sucessão (noção de Ordem) de chegadas de pessoas dá a noção de tempo correndo.

Nos programas de computador

A programação atual de computadores é proporcionada por linguagens que, entre outras coisas, é orientada a eventos. O programa fica aguardando vários acontecimentos, como o clique em um botão ou vários, o clique em um link de Internet, o carregamento de uma página Web ou o fechamento de uma página, entre tantos outros.

Nenhum comentário: