quarta-feira, 16 de março de 2011

A visão da systems-thinking.org

Pela primeira vez nos deparamos no site www.systems-thinking.org com uma visão prática, sistêmica de Gestão do Conhecimento, interessada em mapear os contextos dos ambientes de onde vai se extrair a informação, com diagramas e grafos. Infelizmente, para a maioria dos brasileiros, o artigo está em inglês.

Procuraremos resumir as partes mais importantes em uma série de artigos.

O primeiro trata da Introdução ao Systems-Thinking (pensamento sistêmico) que coaduna com as exposições feitas ao longo deste blog até agora. A Gestão de Conhecimento só pode ser iniciada quando as peças da organização (recursos humanos e recursos mecânicos) são vistas como um sistema de produção que manipula matérias-primas, produtos semi-acabados e serviços, alimentado de informações e que também produz novas informações.

O interessante é que o artigo trata de coisas (things) em seu nível mais baixo, levando-nos ao blog de princípios de lógica . O trato das raízes de um assunto é muito importante, e recomendamos o acompanhamento do blog citado. Este artigo segue tratando de entidades de negócio, como vendas, lucro, estoque, bens e produtividade.

O domínio da língua inglesa é mandatório para o aprendizado e pesquisas no ramo da Gestão de Conhecimento.

Nenhum comentário: