quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O que é Administração

Devido a polêmicas provocadas pelo tópico Organização e Gestão do Conhecimento - Implantação, resolvemos dar um resumo do que ela deve ser.

Administrar é examinar resultados e exarar diretrizes.

Este "examinar resultados" NÃO CONDICIONA o "exarar diretrizes", pois o Administrador pode se basear em idéias próprias, oriundas de intuição. A intuição não obedece, por vezes, a face de resultados obscuros. Ou seja, mesmo que estas idéias que o Administrador tem não pareçam corretas a curto e até a médio prazo, elas podem produzir muitos frutos a longo prazo. Qual é o empresário que parte do princípio "só vou ficar uns anos no mercado" ? Pode até existir tal pessoa, mas quando o dinheiro lhe subir a cabeça, ele não vai pensar em fechar a sua empresa.

Idalberto Chiavenato corrobora este ponto de vista:

"o administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade."


(Introdução à Teoria Geral da Administração)

Um exemplo de empresário que mergulhou fundo em suas idéias, mesmo quando o mercado parecia não poder absorvê-las foi o falecido Steve Jobs. Ousado, apostou na excelência dos equipamentos pessoais, fugindo da manipulação de sistemas via "mouse" e dos equipamentos desktop não portáteis, cheios de fios e desajeitados.

Confusão entre Administração e Gestão

Um exemplo rápido da confusão entre Administração e Gestão é o caso dos pequenos lojistas que dão ordens ou fazem comentários aos gritos para os funcionários de seu negócio próprio, chegando ao cúmulo de chamar a atenção do gerente na frente daqueles, fato funesto. Isto quebra a hierarquia, enterra o respeito e mata o conceito correto de Administrador e de Administração.

Na definição de Chiavenato não estão as funções de chamar a atenção e nem de se preocupar com futilidades.

Outro exemplo é de Presidentes de Empresas que andam nos corredores das empresas, e que vendo coisas fora do lugar chamam a atenção de funcionários com frases abaixo, ao invés de comunicar aos seus assessores, para que se comuniquem com os gestores, para que as providências sejam tomadas. Administrador não tem que olhar sujeira no chão ou em divisórias, lâmpadas queimadas e futilidades do gênero. Ele deve olhar o clima da organização, a satisfação e os resultados.

Frases vazias:

"O que isto está fazendo aqui ?"
"Por que ninguém olhou isto ?'
"Por que isto está sujo ?'
"Não é possível que niguém percebeu isto !"

O percurso das ordens e diretrizes deve ser bem regrado, pelo Estatuto da Empresa, pelo seu Còdigo de Conduta, pelo seu Código de Ética, e debaixo do respeito às Leis Trabalhistas, Código Civil, e em última instância ao Código Penal.

Canais de comunicação da Administração

Os Canais de comunicação, para evitar bgritos e quebra de hierarquia, com posteriores processos na Justiça Trabalhista, indenizações ´por Assédio e Dano Moral, devem obedecer ao diagrama básico:


Conclusões

Não estamos mais no "tempo do vovô e da vovó". Estamos em um estado de direito altamente estruturado e com consequências. O empresário não pode mais planejar somente para curto prazo. O mercado amplo exige criatividade, ousadia. Não se pode dar ouvido aos medrosos, que dizem "é melhor não fazer isto, é muito arriscado", ou "mas isto vai custar muito caro". O mundo dos negócios é o dos homens de visão, mas estes devem respeitar a hierarquia, e a ética.

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