terça-feira, 25 de outubro de 2011

O conceito de cópia

A Internet e os cenários 3D dos jogos de videogame nos forneceram mundos virtuais.

Sem delongas, vamos revelar que estamos querendo tratar aqui dos cenários simulados do mundo real. Vamos fazer um paralelo entre um e outro, para tirar uma série de conclusões.

O recém-nascido até se tornar um jovem rapaz (adotaremos 13 anos como referência para nos adequarmos ao que várias culturas praticam) utiliza o BRINQUEDO como um intermediário entre ele e o mundo.

Por exemplo, no caso dos carrinhos dos meninos, já que é IMPOSSÍVEL dirigirem um de verdade, eles optam por dominar aquele que cabe em suas mãos, ou os que, de tamanho maior, podem ser controlados e movidos pelo seu corpo, sem serem autônomos demais.

No caso das meninas, na impossibilidade de terem um filho, que aliás nem imaginam como chega ao mundo, cuidam de suas bonecas e falam por elas, para ter o controle.

O carrinho, a boneca, são CÓPIAS daquilo que existe no mundo real, assim como os bonecos dos joguinhos de videogame.

No campo técnico mais profissional, o homem criou simuladores, de forma a treinar um procedimento em um cenário hipotético, e acelerar o aprendizado, com a vantagem de evitar a perda de equipamentos de milhares (como veículos automotores) a milhões (no caso de aviões e navios) de dólares em moeda americana.

Nos sistemas de informática

No caso da programação de computadores, o conceito de cópia foi transformado em uma expressão: "instanciação de um objeto de uma classe".

É aqui que queríamos chegar. Uma classe de "objetos" na Gestão de Conhecimento corresponde a uma Categoria de uma árvore Taxonômica, ou seja, um tipo. Um tipo numa classe maior de documentos pode ser a Nota Fiscal, a Petição, o Pedido, a Ordem de Compra, etc.

Um subtipo de Ordem de Compra pode ser De peça, De material, De substância, etc. Um subtipo do documento convite pode ser De casamento, De formatura, De compra, De aniversário, etc.

Cópia e comparação

A cópia nada mais é do que algo reconhecido através da operação de raciocínio de comparação. Através desta operação podemos classificar a cópia como:


  • Exata;
  • Semelhante;
  • Igual em função;
  • Igual em funcionamento;
  • Igual em forma.

Conclusão

O conceito de cópia é oriundo da operação de comparação, e valida o conceito de tipo.

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