Pares de palavras-chave
Uma metodologia que está se tornando muito comum é o estabelecimento de palavras-chave (tags) para um determinado artigo, item, processo. Esta técnica é boa para estabelecer os cognatos (palavras derivadas) quando uma palavra da qual estamos vendo claramente que está associada à determinada informação deveria estar presente, mas não foi colocada na redação do texto desta informação.
Um exemplo é uma citação sobre índices de preços e infelizmente a palavra preço não aparece no texto.
Mas uma palavra não estabelece relação. A relação começa a existir quando temos pelo menos duas palavras-chave. Vamos supor que o nosso exemplo trata do preço de combustíveis. Então o par seria preço,combustível. Mas pode ser que o combustível seja a gasolina e esta palavra não esteja no texto, mas vemos que o combustível está associado aos carros de passeio. Então podemos acrescentar o par preço, gasolina e também o par combustível, gasolina.
Gestão de conhecimento, árvores semânticas e cognição são assuntos que devem ser tratados com seriedade, por profissionais que conheçam línguas primitivas, filologia, sistemas e lógica de uma forma integrada. Gestão de conhecimento não se faz com simples armazenamento de informações em bancos de dados de uma forma que parece razoável, mas que não provoca o real aproveitamento da informação para geração de produtos de informação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário