sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Construindo o Atlas semântico

O conjunto de termos do negócio de uma empresa estabelece o que é chamado de Atlas semântico. É uma rede gráfica com termos e seus derivados racionais ou funcionais.

Vamos a um exemplo:

Uma loja vende roupas. A idéia central seria roupas ? Não. Uma loja é um comércio, portanto o tema central é a venda. Mas a roupa, como aspecto secundário, e sendo aplicada a pessoas, pode provocar a inclusão de termos até da psicologia, pois envolve gosto, funcionalidade, etc.

No caso do gosto entra, por exemplo, a cor. Mas a cor, em termos comerciais, envolve custo. A cor preferida pela maior parte dos clientes pode ser aquela cuja tinta ou corante é o de maior custo.

Todos estes termos ou parâmetros entram no Atlas Semântico deste estabelecimento comercial em particular. Existe também a sazonalidade (primavera, verão, outono e inverno), pois ora se vende calções e biquinis, e ora se vende casacos, capas e galochas.

Um profissional amador poderia responder, quando perguntado que termos utiliza, com uma lista de tipos de roupas, ignorando questões de tempo, custo, tipo de clientela, e principalmente que o seu objetivo é o lucro balanceado com o bom atendimento.

Deste texto retiramos já uma série de termos para o comerciante de roupas. E o gestor do conhecimento tem que saber isto antes de encher um banco de dados com informações inúteis, sem ligações funcionais.

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