quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Palavras (Words) são redes (networks)

Pelas épocas que passamos, nenhuma se prestou mais como contexto como esta em que estamos agora. Estamos na era da Internet, das redes de informação, das redes sociais. No trabalho "Human Language and our Reptilian Brain", após mapeamentos por fMRI e muitas experiências, chegou-se a esta conclusão:

Palavras são redes

Através dos mapeamentos, constatou-se que até o fato de ouvir a palavra "ferramenta" provoca a ativação do centro motor da mão. Isto é fácil de explicar. Para quem já alcançou um grau de maturidade, através das experiências comuns da vida, o cérebro foi conectando as informações afins de cada idéia.

Um exemplo: cores

Como todas as pessoas cuja visão esteve ativa por um período da vida experimentaram a sensação de cor, vamos usá-la como exemplo. Ao sermos sensibilizados auditivamente pela palavra "verde", imediatamente nosso cérebro acessa o centro de conceito (ou rede neural) das cores. Mas, em particular, a cor verde acessa entidades relacionadas à cor verde, como vegetais, quadros de aviso com feltro verde, etc.

Expandindo os reflexos deste conceito, de acordo com a vida de cada um, a pessoa pode lembrar de uma calça verde que vestiu em determinada ocasião, ou o vestido verde da mãe, de uma namorada ou de uma professora, em uma rede de significandos ilimitada.

Nenhum comentário: