segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Marcos e Processos

Durante a observação de um sistema em seus constituintes (morfologia) e seus comportamentos (fisiologia), confundimos aquilo que é processo com as marcas (pontos de referência da sequência de seus passos ou de um ciclo repetitivo).

Vamos explicar de outra forma. Um processo pode ser uma sequência com início e fim (marcas, marcações, "milestones") ou um ciclo (repetição). Os que estão no tipo ciclo também tem marcas. Seja o metaprocesso de marcação de horas pelo relógio. A marca é o 12 (meio-dia, meia-noite). O ciclo perfaz 24 horas, ou seja, duas voltas.

A grande confusão do ser humano nas análises é distinguir a diferença entre o abstrato de início e fim (meras noções temporais) do material que é o processo com suas combinações de componentes (tantas sequências e tantos ciclos).

Sequências de ciclos

Um processo pode ser uma sequência de ciclos. Exemplo: o engarrafamento de refrigerante é uma sequência, onde podem existir 2 ciclos de lavagem da garrafa, 2 ciclos de pintura, 2 ciclos de enchimento (líquido e o gás refrigerante).

Ciclo de sequências

É o caso das linhas de montagem de automóveis. Este somente é realmente um ciclo pelo fato de que se forem achados defeitos, vedação, pintura, estofamento, o veículo é devolvido à linha de montagem. Alguns processos quimico-industriais também o são, pois frações de produto mais ou menos concentrados entram novamente no processo, para aumentar o aproveitamento. Vapores quentes também são aproveitados para aquecimento nos pontos corretos do processo onde ele é necessário, para economizar energia térmica.

Um exemplo com documentos

A chegada de um documento não é parte do processo. Sua admissão no processo, sim, é parte dele, ou seja, seu início. A chegada é um marco. Datar o documento, classificá-lo, designar seu responsável, determinar sua prioridade são subprocessos (partes) do processo. Encerrar a demanda (concluir)  que o documento provocou é um marco.

Os profissionais que vem tratando a gestão de documentos não tem esta noção, e seus sistemas demonstram a confusão que fazem com estes conceitos.

Nenhum comentário: